Aprendendo a multiplicação chinesa

Existem muitos métodos para multiplicar, conhecemos o método dos dedos, o da tabuada do 9, se numeráramos o lado esquerdo uma coluna de 0 a 9 e do lado direito uma coluna de 9 a 0 e temos os resultados dos primeiros 10 números, entre muitos outros. Basta uma busca rápida e descobrimos muita coisa.

Agora vamos conhecer um método que faz muito sucesso nos vídeos das redes sociais. A multiplicação chinesa foi criada  pelos maias e hoje ainda é ensinado pelos japoneses, as crianças do primário aprendem multiplicar muito rápido!

Antigamente os japoneses usavam varas de bambu para resolver a multiplicação. As varetas eram posicionadas na vertical (da esquerda para direita) e na horizontal (de cima para baixo), sempre nesta ordem, elas representavam o multiplicador e multiplicando. O que da o resultado é a soma das intersecções, e você tem que começar contando pela direita. Ah! E não pode esquecer que se a soma das intersecções for maior que nove, você tem que somar o valor da dezena na próxima diagonal.

É, acho que ficou difícil de entender. Vamos acompanhar as imagens para entender melhor? Vem comigo!  

 
A cor laranja representa as dezenas e a azul as unidades.
A cor verde representa as dezenas e a pink as unidades.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário